Sinalização de Trânsito: O que você precisa saber para a prova do detran?
Mesmo quando ainda não nos estamos preparando para a prova da CNH conhecemos um pouco sobre sinalização de trânsito.
Já que este tipo de questões são parte do nosso conhecimento popular e da nossa vida diária no trânsito, seja como motoristas ou como pedestres.
Aqui abordaremos com mais detalhes o que precisa saber não apenas como futuro motorista e candidato a obter sua CNH, assim como pedestre.
Confira tudo sobre a sinalização de trânsito no decorrer desse texto.
Sinalização de Trânsito: Principais tipos
A sinalização de trânsito é essencial para que a nossa vida nas ruas fique muito mais tranquila e segura, aqui verá mais detalhes ao respeito.
A sinalização é um conjunto de imagens, sinais, textos, avisos ou placas que se encontram nas estradas e ruas.
Confira as principais sinalizações que você vai encontrar.
Placas de Regulamentação
Em primeiro lugar, precisará conhecer mais sobre as placas de regulamentação.
Já que este tipo de informação permite que os motoristas entendam com mais profundidade suas obrigações, proibições e questões que precisam evitar.
Se o motorista não acompanhar ou não seguir ao pé da letra este tipo de sinalização se tornará um infrator, e após a ação pode leva-lo a ser multado.
Alguns exemplos de placas de regulamentação:
- Pare
- Proibido virar à esquerda.
Placas de Advertência
Outro item que certamente é necessário que tenha mais informações ao respeito são aquelas chamadas placas de advertência.
Como o seu nome já indica tem como principal objetivo que o motorista saiba sobre alguma questão específica.
As placas deste tipo advertem ao motorista sobre a possível existência de alguma questão que possa ser perigosa ou prejudicial.
O motorista pode verificar se há uma curva à esquerda, um trecho sinuoso, entre outros detalhes que realmente permitem tornar o trânsito muito mais seguro ao ter acesso esta informação.
Placas de Indicação
As placas de indicação indicam o seu principal motivo é indicar algum tipo de questão.
A sinalização deste tipo permite orientar ao motorista em relação a sua localização, permitindo que possa acompanhar as placas para chegar a um destino em específico.
Por exemplo, se o motorista estiver procurando uma avenida, o zoológico ou inclusive um aeroporto, esta alternativa permitirá que seguindo as placas chegue até o destino.
É fundamental que se estiver procurando um endereço sem recursos virtuais, acompanhe este tipo de placas.
Sinalização Horizontal e Gestos de Autoridade
A continuação, devemos abordar com mais detalhes a sinalização horizontal.
Dentre todos os tipos provavelmente esta opção é uma daquelas que são mais difíceis de termos acesso se não formos motoristas.
A sinalização deste tipo é aquela que está marcada no asfalto.
Assim conseguirá ver quando uma rua diminuirá uma faixa, quando há uma faixa de pedestre ou quando uma rua é de um sentido ou tem sentido em ambas mãos.
Mesmo que pareça óbvio, é fundamental prestar atenção a estas questões.
Também, temos os gestos de autoridade que são aqueles movimentos que os guardas de trânsito fazem para os motoristas para indicar alguma situação.
Quando nos encontramos com o guarda de trânsito com a mão direita no alto com a palma estendida e a mostra indica que devemos parar.
Estes gestos de autoridade precisam ser conhecidos para que caso se encontre numa destas situações saiba como reagir, evitando possíveis penalidades.
Agora você conhece os principais pontos sobre sinalização de trânsito.
Mantenha-se sempre atualizado acessando nosso blog!