Simulado Detran RS – Direção defensiva
A Direção Defensiva faz parte da legislação brasileira de trânsito e um item no curso de formação de condutores.
Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, aproximadamente 53,7% dos acidentes de automobilísticos ocorrem devido a negligência do motorista.
As principais causas envolvem distrações, altas velocidades e desobediência à sinalização.
Além disso, é comum ver alguns condutores, por exemplo, trocando de faixa sem indicação da seta de mudança ou freando e acelerando bruscamente. Estas atitudes causam acidentes nas vias brasileiras.
Devido a esses motivos, é fundamental colocar em prática a chamada direção defensiva como premissa a todo motorista.
Trata-se de um conjunto de ações de segurança aos condutores, diminuindo riscos, além de evitar e reduzir acidentes de trânsito.
Com o objetivo de ampliar a segurança, o curso de direção defensiva tornou-se obrigatória nas autoescolas em 2004. Confira como colocá-la em prática no dia-a-dia.
Simulado Detran RS - Direção Defensiva
Este é um Simulado Detran RS - Direção Defensiva
Ao final, você verá seu resultado! E poderá conferir quantas respostas acertou e também, as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Detran RS - Direção Defensiva
Prática diária da Direção Defensiva
A primeira ação ao realizar a direção defensiva é respeitar as leis de trânsito. Posteriormente, outros pontos relevantes são:
- Mantenha distância segura do veículo a frente;
- Redobre a atenção em dias de chuva, pois a aderência dos pneus ao solo e a visibilidade diminuem;
- Reduza a velocidade e ligue o ar-condicionado para os vidros não embaçarem em dia de chuvas;
- Evite passar em trechos alagados;
- Reduza as marchas ao frear o veículo, para evitar o desgaste excessivo das pastilhas de freio e a emissão de poluentes;
- Não compre combustível adulterado (batizados) e denuncie no Procon do seu município os postos de comercialização desse tipo de produto;
- Evite trafegar em rotas onde sempre ocorrem congestionamentos;
- Se possível, opte pelos meios de transporte coletivos ou divida a direção do trajeto com colegas de trabalho, escola, faculdade, etc;
- Procure se manter calmo e pacífico em situações de engarrafamento;
- Em momentos tensos durante a direção, procure respirar fundo e de maneira suave.
Telefone celular e o mito da multitarefa
Um dos principais motivos de acidentes é ocasionado pela desatenção no trânsito com o manuseio de aparelhos celulares. Muitos costumam ligar, checar ou enviar mensagens durante a condução de veículos, achando que são multitarefas. De maneira geral, só conseguimos ser multitarefas quando apenas uma das atividades exige atenção, enquanto a outra é automática. Por exemplo, quando dirigimos (exige total atenção) e escutamos música (é automática) ao mesmo tempo. No entanto, o nosso cérebro não é capaz de realizar, de maneira satisfatória, duas atividades simultâneas quando ambas exigem atenção.
Um bom exemplo é quando conversamos com uma pessoa e ao mesmo tempo lemos os e-mails. Neste caso, para dar conta de tudo, o cérebro alterna rapidamente o foco entre a conversa e o e-mail, sem que percebamos. Com esses exemplos, a falsa sensação de atenção nas duas atividades pode resultar em problemas sérios quando dirigimos e falamos no celular. Ou seja, as consequências podem ser fatais quando as duas atividades exigem atenção. Por isso, não esqueça que, além de ser proibido conforme descrito em lei, o uso de celulares enquanto conduz um veículo automotivo pode provocar acidentes graves e/ou fatais.
Itens de segurança
Os itens de segurança ajudam a reforçar as ações defensivas. Afinal, conseguimos reduzir as chances, mas os acidentes ainda podem ocorrer. Hoje, é obrigatório os carros terem freios ABS, cintos de segurança e airbags frontais. Nos próximos anos, esses itens serão ampliados: alerta de frenagem emergencial, aviso de afivelamento de cintos de segurança, proteção de pedestres e sistemas de visibilidade traseira.
Leis brasileiras
No teste de habilitação será necessário o conhecimento do CBT, das categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quais são as principais infrações e tipos de multas existentes. A Lei nº 9.503 foi criada em 1997 e passou por atualizações no decorrer dos anos. Além de decorar os tópicos da legislação, conhecer o seu conteúdo permitirá você adotar a direção defensiva diariamente e de maneira correta.
Revisões de prevenção
Muitos defeitos podem ser previsíveis de acontecerem com qualquer veículo. Portanto, é necessário realizar a manutenção e revisão de prevenção periodicamente. Alguns itens a serem verificados são:
- Balanceamento das rodas;
- Palhetas nos limpadores de vidro;
- Vazamento de óleo e água;
- Alinhamento da direção;
- Pastilhas de freio;
- Correias do motor;
- Água do motor.
Direção defensiva na prova prática
No exame prático será avaliado o conhecimento do condutor sobre a direção defensiva. No teste, serão observados o comportamento e a maneira de conduzir o veículo, bem como suas ações de segurança, como ajuste do cinto de segurança e retrovisores ao entrar no carro. O simulado do Detran é um bom jeito de treinar e ter prática no momento da prova real. O conjunto de medidas e procedimentos utilizados na prevenção das consequências em acidentes, são essenciais aos condutores dirigirem com condições de preservar as suas vidas e de seus passageiros.