Simulado Detran RS – Placas de Regulamentação
Neste artigo, vamos informar tudo a respeito das placas de regulamentação de trânsito.
Sendo assim, se você está prestes a tirar a sua habilitação deve estar bem atento as placas de regulamentação.
Dessa forma, iremos mencionar o que são essas placas, assim como qual é a sua função no trânsito.
Além disso, daremos algumas dicas de como pode identificá-las. Por outro lado, também vamos explicar quais são as penalidades caso infrinja as leis.
Após isso, vamos listar as principais placas de regulamentação e os seus significados para você não esquecer.
Sendo assim, se você busca tirar a sua carteira de motorista ou mesmo já tem e ainda possua alguma dúvida sobre elas, então continue lendo o nosso artigo.
Pois, aqui você encontrará todas essas informações nas quais está procurando.
Simulado Detran de Placas
Este é um Simulado Detran de Placas De Trânsito
Ao final, você verá seu resultado! E poderá conferir quantas respostas acertou e também, as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Detran de Placas De Trânsito
Placas de Regulamentação
Em primeiro lugar, é preciso saber que o cumprimento das leis de trânsito não se limita aos motoristas. Portanto, pedestres, ciclistas e todas as pessoas nas quais usam a rua devem entender as regras nas quais regem o tráfego. Dessa forma, a melhor maneira de evitar multas é aprender sobre as violações, sinalização de trânsito e, é claro, a respeito das placas de regulamentação. Pois, elas existem muitas placas de regulamentação e podem confundir os condutores. Então, de modo que você entenda as principais diferenças, os sinais de trânsito verticais são sinais com uma moldura vermelha e um fundo branco. Geralmente, as placas redondas possuem a cor branca. No entanto, as exceções do formato são o símbolo de “parada forçada” com um octógono e um fundo vermelho e o símbolo “Dê preferência” com um triângulo.
A função das Placas de Regulamentação?
Sendo assim, as placas de regulamentação são muito importantes a fim de organizar o fluxo do tráfego e prevenir acidentes. Portanto, o seu objetivo é informar plenamente os condutores e transeuntes sobre as proibições, restrições e obrigações de utilização da estrada. Dessa forma, com as placas de regulamentação, o tráfego poderá ficar bem mais organizado e seguro.
Saiba como identificá-las!
Ao contrário dos sinais de trânsito e de advertência, as placas de regulamentação verticais podem ser identificadas pela cor vermelha de advertência. Portanto, os sinais de regulamentação mais comuns são:
- R-1: parada forçada (PARE);
- R-2: dê preferência;
- R-3: direção proibida;
- R-4A: sem virar à esquerda;
- R-4B: sem virar à direita;
- R-5: sem retorno;
- R-6A: sem estacionamento;
- R-6B: estacionamento controlado;
- R-7: não ultrapasse;
- R-12: sem bicicletas.
Penalidades por infração
Além disso, as placas de regulamentação devem ser seguidas, pois, como se sabe, é ilegal violar ou desrespeitar as leis. Dessa forma, qualquer cidadão no qual passe por uma estrada, seja um condutor ou pedestre, pode violar as regras. Dessa forma, o condutor será responsável pelo comportamento nessa direção. No entanto, os pedestres também precisam prestar atenção aos sinais e regulamentos da estrada. Sendo assim, as penalidades impostas incluem multas, advertências por escrito, cancelamento da CNH e preservação do veículo.
Lista de Placas de Regulamentação
A seguir vamos mencionar os principais sinais de regulamentação nas quais é preciso conhecer antes de tirar a sua carteira de motorista. Então, fique atento com as placas de regulamentação abaixo:
- R-1: parada forçada, o condutor deve parar o veículo antes do cruzamento;
- R-2: prioridade, o motorista deve diminuir a velocidade, pare e permita os outros veículos passem pela estrada na qual deseja entrar ou atravessar;
- R-3: direção proibida, é proibido avançar ou entrar em ruas restritas;
- R-4a: não pode virar à esquerda;
- R-4b: proibido virar à direita;
- R-5a: proibido retornar à esquerda;
- R-5b: proíbe o retorno à direita;
- R-6a: não pode estacionar, impedido de estacionar em estradas cobertas;
- R-6b: estacionamento controlado, permite o motorista estacionar na área coberta;
- R-6c: proibido estacionar e estacionar, proíbe o condutor de estacionar, independente do horário, até mesmo embarcar e desembarcar;
- R-7: ultrapassagem é proibida, os motoristas estão proibidos de ultrapassar;
- R-8a: é proibido mudar de faixa ou faixas da esquerda para a direita.
Sendo assim, agora você já conhece as placas de regulamentação, contudo, caso ainda tenha alguma dúvida, acesse o site do Detran RS. Portanto, faça agora mesmo nosso simulado Detran RS a fim de verificar quais as suas maiores dificuldades.