Simulado Detran RS – Mecânica básica
O conhecimento de Mecânica Básica é tema obrigatório nos cursos de formação de condutores e provas do Detran.
Dificuldades em dar a partida, carro apagando ao acelerar ou sons esquisitos no automóvel.
Quantas vezes passamos essas situações sem dar a devida atenção, simplesmente porque não temos noção dos problemas.
O conhecimento básico sobre mecânica automotiva é um fator importante.
Ele amplia a segurança, permite a identificação precoce de possíveis falhas, possibilita maior cuidado com a manutenção do automóvel e proporciona vida útil mais longa dos veículos.
Medidas de prevenção evitam prejuízos financeiros, problemas com os componentes do carro, situações perigosas durante a condução do veículo e, até mesmo, acidentes graves ou fatais.
Portanto, o conhecimento básico em mecânica automotiva é tema obrigatório nos cursos de formação de condutores e provas do Detran.
Simulado Detran RS - Mecânica Básica
Este é um Simulado Detran RS - Mecânica Básica
Ao final, você verá seu resultado! E poderá conferir quantas respostas acertou e também, as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Detran RS - Mecânica Básica
Assuntos abordados no Simulado Detran-RS
Treinar é a melhor maneira de se preparar no exame. Portanto, o Detran disponibiliza gratuitamente uma prova simulada com 30 questões e tempo máximo de 40 minutos para realiza-las. O conteúdo do simulado tem como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e todas as questões já foram abordadas em provas anteriores. Os temas da mecânica básica, sobretudo, englobam noções como:
- Princípios de funcionamento do motor;
- Sistemas de transmissão, freio, ignição e direção;
- Refrigeração;
- Pneus;
- Alinhamento;
- Balanceamento;
- Lubrificação;
- Escapamento;
- Suspensão;
- Peças e ferramentas;
- Procedimento de segurança;
- Manutenção básica.
Conhecimentos básicos
Os conhecimentos básicos permitem, sobretudo, identificar alguns problemas de funcionamento do veículo, bem como suas respectivas soluções. Sendo assim, alguns dos tópicos importantes abordados são:
- Motor: Bloco metálico composto pelos cilindros e pistões. A explosão da mistura de ar/combustível ocorre dentro dos cilindros e faz os pistões se movimentarem e girarem o virabrequim, permitindo girar o volante;
- Embreagem: Possui uma mola e um disco de fricção pressionado ao volante, conectada à caixa de marchas. Acionada, a mola puxa o disco e este se afasta do volante, cortando a transmissão do giro sem dar trancos no veículo;
- Caixa de marcha: Conjunto de engrenagens que transformam a rotação do motor em mais torque nos semieixos ou em mais velocidade. Também inverte o movimento das engrenagens no caso da marcha a ré;
- Freios: A disco, ocorre a redução do movimento das rodas pelo atrito, como uma espécie de pinça prendendo o disco por meio de pastilhas. Já os a tambor funcionam pela pressão de sapatas e lonas contra o interior de um tambor no cubo de roda. Os freios pneumáticos também usam o sistema de tambor, mas no momento da frenagem é usado ar comprimido. O ABS é um sistema eletrônico de válvulas, onde um sensor é acoplado às rodas calculando a velocidade de rotação do sistema motorizado;
- Rodas e pneus: pneus são revestimentos de borracha acoplados às rodas, sendo presas aos cubos de roda. O disco de freio fica entre a roda e os cubos de roda;
- Suspensão: Absorve e suaviza impactos nas rodas, protege a mecânica contra as trepidações, desníveis e buracos, fornecendo conforto e proteção. É formada pelas molas, cilindros e batente.
Manutenção de Mecânica básica
Contudo, além de levar o veículo a um profissional periodicamente, é possível usar o conhecimento sobre mecânica básica e cuidar do automóvel no dia-a-dia. Então, veja algumas dicas:
- Verifique o líquido de arrefecimento uma vez na semana e sempre antes de pegar a estrada. Se a marca no reservatório estiver baixa, consulte o manual do proprietário e busca a solução ideal ao completar o nível;
- Certifique-se de não haver detritos no óleo do motor e complete com o mesmo lubrificante sempre quando for necessário;
- Troque as paletas do limpador de parabrisa sempre que estiverem secas e quebradiças. Geralmente duram seis meses aproximadamente;
- Observe sempre os pneus, principalmente, se ocorrer algum impacto maior ou sentir o carro “puxando” uma direção. Ao substituir pelo estepe, não esqueça de comprar um pneu novo no lugar;
- Perceba se o veículo apresenta dificuldade em ligar. Geralmente, é necessário trocar a bateria após mais de dois anos de uso.
Então, essas dicas são importantes sobre mecânica e ter mais segurança na hora de dirigir um veículo automotivo. Se quiser aprofundar, acesse o link e veja informações mais detalhadas da mecânica básica.